quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Blender

O nome Blender foi inspirado numa música da banda Yello, de seu álbum Baby.














É um programa de computador de código aberto[1], desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, aplicação de materiais (mapping), renderização e animação, de modelos tridimensionais, e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros. Possui também um motor de jogo integrado, o Ketsji. Está disponível sobre uma licença dupla: BL / GNU General Public License. O Blender ainda tem partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.


O Blender foi distribuído inicialmente como um produto proprietário e comercial, com versão gratuita, e funcionava apenas no IRIX, até que NaN faliu em 2002. Atualmente é desenvolvido pela Blender Foundation, sendo suportado por doações da comunidade, e vendas de materiais relativos ao Blender, no e-Shop.
O Blender é multiplataforma, e portanto, está disponível para diversos sistemas operacionais. Eles são: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ e IRIX. Porém, o seu desenvolvimento, para alguns desses sistemas, foi descontinuado. Dentre esses, estão: BeOS, Darwin, iPAQ e IRIX. Mesmo descontinuados, essas versões antigas podem ser baixadas.

Saber mais: Wikipédia.org
Site oficial: Blender.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário